Curtas


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Entrevista Ultra NASC



Ao longo desta época vamos realizar algumas entrevistas e começámos por dar destaque para um recente projecto do NASC. Para isso convidamos Norberto Cordeiro – Coordenador da Formação que desde já agradecemos a sua disponibilidade, a responder a algumas perguntas e dar-vos a conhecer o projecto NASCFORM.

Ultras: Como nasceu este projecto?
Norberto Cordeiro: Este projecto designado de NASCFORM nasceu no início da época 2011/2012 devido as dificuldades que surgiam todos os anos nos inícios de época com falta de jogadores, falta de modelo jogo, etc., eu e o Pedro Oliveira falamos com a Direcção e apresentamos as nossas ideias e em conjunto chegamos a conclusão que este era o modelo certo para a formação do clube.
Em que pontos se baseia o projecto NASC Formação?
N.C: Os pontos base desde projecto são a prospecção de novos jogadores (por exemplo no inicio do projecto tínhamos entre Bâmbis e Minis 8 jogadores, acabamos o ano com cerca de 35!), modelo de jogo e treino (temos uma base de exercícios e jogadas comuns a todos os escalões e reunimos mensalmente para analisar os resultados dos treinos), regras comuns (foi elaborado um regulamento interno a cumprir por toda a formação), cooperação entre treinadores e jogadores (os treinadores participam no escalão acima tal como os jogadores) e elaboração do Quadro de Honra (são eleitos os atletas com as melhores notas de cada escalão).
De que idades abrange este projecto e qual o numero de miúdos inseridos na formação do NASC?
N.C:O NASCFORM abrange desde os 4 anos (Pré-Bâmbis) aos 17 anos (Juvenis). Neste momento a formação conta com cerca de 90 atletas.
Qual a intervenção do andebol na formação escolar do atleta?
N.C:Este projecto dá grande importância ao sucesso escolar dos atletas, nesse sentido foi criado o Quadro de Honra onde destacamos os atletas com melhores desempenhos escolares de cada escalão de forma a incentiva-los a estudar e a demonstrar que damos grande importância a conciliação dos estudos com o Andebol.
Relativamente à escola, considera que um bom atleta será um melhor aluno?
N.C:Infelizmente a experiência diz-nos que não necessariamente, os jogadores com bons desempenhos desportivos nem sempre são os com melhor aproveitamento escolar mas neste projecto queremos demonstrar que não estamos apenas preocupados em formar bons atletas, também estamos empenhados em formar Homens.
Como vê atualmente o projecto de formação?
N.C:Vejo o projecto a desenvolver-se mais perto daquilo que idealizamos, mais cooperação e entendimento entre os treinadores, mais atletas, mais empenho, mais entusiasmo e principalmente vejo alegria nos jovens atletas e maior acompanhamento da parte dos Pais. Penso que o clube e os adeptos devem estar orgulhosos do projecto.
 Em termos de apoios logísticos e financeiros como é suportado este projecto?
N.C:Em termos financeiros tudo passa pela Direcção, é da responsabilidade da Direcção a parte financeira do projecto tal como logísticos em sintonia com o NASCFORM e os directores que acompanham a formação do clube.
Quais são as tuas perspectivas de futuro para do NASC Formação?
N.C:As perspectivas são consolidar o projecto nas suas ideias base e depois de estar consolidado partir para novos desafios, maior exigência de resultados, criar novas iniciativas dentro do projecto, criar condições para que daqui a cerca de 5 anos a nossa equipa sénior seja constituída por mais atletas formados no clube e que possa dignificar o clube onde quer que vá.

Sem comentários:

Enviar um comentário