Curtas


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Entrevista Ultras NASC


Ola Pedro antes de mais obrigado por nos conceder esta entrevista…


Nome: Pedro Nuno Lageira de Oliveira Fonseca 


Pedro Fonseca no dia da despedida/homenagem
Idade/data de nascimento: 41 - 10/04/1972


Ultras NASC: Quando começaste a praticar e como surgiu o andebol no teu caminho?


Pedro Fonseca: Comecei a praticar com cerca de 6, 7 anos. Na altura ainda os treinos e os jogos eram no ringue do Bairro Nossa Senhora de Oliveira, junto a onde morava. Lembro-me de assistir aos jogos e a alguns treinos e um dia por convite do treinador pioneiro em Samora Correia, o Pedro Almeida, comecei a treinar e nunca mais parei, foi ai que tudo começou.


UN: Como definias a tua postura em campo? E como te definias como jogador?

PF: A minha postura em campo sempre foi de dar tudo por este clube (estes clubes de Samora que foram 3 os que representei em diversas fases da historia do andebol desta cidade, SFUS, GDSC e NASC), o que me levava muitas vezes a passar dos limites e a ser excluído do jogo, por levar os jogos muito a peito. Como jogador, era um bom atacante mas não tão bom a defender, era um jogador de raça, com um bom remate e uma boa impulsão, o que me levou a jogar em todas as posições da equipa, conforme a necessidade da mesma. Um jogador que sempre deu prioridade aos clubes da terra e que sempre se recusou a jogar por outro clube (mesmo depois de ter passado por treinos no clube de coração o Sporting, quando me anunciaram que ficaria numa 1ª fase na equipa B, preferi ficar em Samora e jogar contra a equipa A deles, na altura no escalão de juniores e ficar a jogar com os meus companheiros de sempre).


UN: Qual foi teu o pior e o melhor momento da tua vida no andebol?

PF: O meu pior momento foi sem dúvida a lesão no joelho, ainda por mais num treino, que me arredou durante quase uma década, numa fase onde estava a aliar os conhecimentos e as qualidades que tinha com a experiencia adquirida ao longo dos anos.

Quanto aos melhores momentos, foram muitos, desde as camadas jovens, com vários títulos e com a passagem pela 1º Divisão Nacional de Juniores onde na altura jogamos com grandes equipas (Sporting, Benfica, Estrelas da Avenida…), passando pela 1ª subida da equipa de Seniores à 3ª divisão (participando na mesma, ainda quando pertencia à equipa de esperanças, fazendo muitas vezes jornadas duplas, ao fim de semana, participando nos jogos dos dois escalões). Os diversos jogos contra grandes jogadores de top nacional (ex.: Ricardo Andorinho, Pedro Gama, Vasco Ribeiro, Carlos Galambas), entre outros uma passagem por um estagio da Seleção Nacional quando estava no (antigo) escalão de esperanças, onde fui selecionado para fazer parte de uma pré convocatória onde constavam 60 jogadores, vinte na zona norte, vinte na zona centro e vinte na zona sul de onde depois foi escolhido o grupo final, para representar a nossa pátria (grupo esse do qual já não fiz parte, mas foi um orgulho enorme na altura pertencer aquele grupo de 60) e como não poderia deixar de ser,  até a todas as vitorias contra os nossos vizinhos adcb, que tinham sempre um gosto muito especial e que davam um gozo enorme.

  
UN: Como vês o andebol de antigamente com o de hoje em dia?

PF: Hoje o andebol é muito diferente, muito mais rápido, as equipas treinam muito mais e preparam-se muito melhor, com condições que não se comparam com as existentes na altura, em que treinávamos muitas vezes à chuva, num ringue, depois chegamos a andar com a mala às costas e a treinar e jogar fora de casa, não tínhamos departamento médico nem máquinas de ginásio onde pudéssemos trabalhar outras partes do corpo e fazer treinos específicos (os nossos tratamentos quando nos lesionávamos era….”mete gelo”…. E muitas vezes fazíamos o mesmo dentro dos copos.)

Hoje o andebol evoluiu muito e tornou-se mais competitivo, mais rápido e mais tactico.


UN: O Torneio Carlos Fonseca é um Torneio em homenagem ao teu pai, um dos fundadores do NASC como sentes esse torneio e essa homenagem?

PF: É com grande orgulho que assisto todos os anos a esse marco, que se está cada vez mais a tornar histórico na vida do clube e que graças ao excelente trabalho de todas direções que têm passado por este clube, tem melhorado de ano para ano, apresentando cada vez mais um leque de equipas de 1ª escolha. Isto faz com que de ano para ano seja já um dos grandes torneios existentes a nível nacional e isso enche-me de orgulho a mim a de certeza ao homenageado que vê o excelente trabalho que está a ser feito nesta terra e neste clube pelo andebol.


Desafio-te a deixar uma mensagem a quem nos acompanha na nossa página…


Pedro Fonseca: Nunca deixem de acreditar e de apoiar as nossas equipas e tenham presente que o céu é o limite… e que ainda muito está para acontecer e conquistar.

Sem comentários:

Enviar um comentário